Coma Frango

Tudo sobre o mundo do frango.

É sustentável

Práticas sustentáveis para a produção do frango
O fornecimento de água contaminada pode propagar doenças, especialmente, em aves jovens.

Tratamento adequado da água influencia na qualidade da carne do frango

O cuidado com a água deve ocorrer desde a captação até o consumo

A água utilizada na criação de frangos é um fator determinante para a boa saúde da ave. “O fornecimento de água contaminada pode propagar doenças, especialmente, em aves jovens. Por isso, a qualidade físico-química e microbiológica da água é de grande importância na saúde avícola. Deve ser assegurada a sua qualidade desde a captação, passando pela distribuição a até o consumo”, afirma a médica veterinária Eliane Junqueira Horning, supervisora regional da cooperativa Aurora Alimentos, de Santa Catarina.

Eliane explica que para o tratamento da água nas indústrias avícolas, os compostos a base de cloro são os mais empregados. “Eles podem ser usados como pastilhas contendo hipoclorito de cálcio com 70% de cloro disponível, até bombas dosadoras instaladas na caixa d’água dos galpões, que liberam o cloro de acordo com a vazão de água”, esclarece a médica veterinária. Caso o tratamento não seja feito de maneira adequada, corre-se o alto risco de contaminar toda a criação de aves, além de causar doenças e intoxicações.

“A água é considerada um importante veículo de transmissão de doenças infecto-contagiosas, intoxicações por diversos elementos ou mantenedora da condição ideal para que determinados patógenos fiquem propícios a infectar as aves”, alerta a especialista.

A água não pode ser reutilizada, mas é possível fazer o aproveitamento da chuva, por meio da construção de uma cisterna. Assim, a água fica armazenada, passando por um sistema de tratamento com cloro e filtro, antes de ser reutilizada para as aves. “A captação e o armazenamento da água da chuva é uma ótima alternativa para minimizar o problema de estiagens severas em algumas épocas do ano. Para o consumo animal, ela deve ser analisada e receber tratamento adequado que garanta a sua qualidade”, informa o técnico em agropecuária e assistente da Embrapa Suíno e Aves, Levino José Bassi.

As aves que consomem água infectada também podem representar algum risco de contaminação ao consumidor. A veterinária ressalta que, quando for comprar carne de frango, o cliente deve verificar a procedência e características saudáveis na aparência, como a cor rosada e a ausência de gordura muito amarelada.

Fonte: Da redação

Categoria(s): , . | Tag(s): , , , .


Notícias relacionadas