Coma Frango

Tudo sobre o mundo do frango.

É barato

O que está acontecendo no mercado do frango

Paraná segue na frente em produção nacional de frango

O estado produziu acima da média nacional em 2012

Desde 2003, o Paraná é o estado com maior produção de carne de frango do país. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2012, mesmo com uma queda na produção nacional, o estado teve um número de abates acima da média nacional. Foram 1,4 bilhão de cabeças de frangos, 0,85% a mais que em 2011. No Brasil, o total na produção de carne de frango foi de 5,02 bilhões de cabeças, uma queda de 2,84% em relação a 2011.

A queda nacional foi consequência do aumento dos preços da soja e do milho, que fazem parte de 70% da ração alimentar das aves. “A escassez de grãos somada à ausência de crédito no mercado e à omissão do governo em tomar providências para socorrer as indústrias e os produtores foi um duro golpe para o setor”, aponta Domingos Martins, presidente do Sindiavipar.

No Paraná, Martins acredita que, a longo prazo, a perspectiva para o segmento é positiva, mas é esperado que o governo adote medidas para evitar a redução na produção e repasse de preços ao consumidor. “Não vamos mais crescer ao chamado ritmo chinês, mas será acima do PIB. É importante enfatizar que a carne de frango é a proteína mais consumida e acessível ao brasileiro e isso é de extrema importância para a recuperação do setor”, afirma.

Em 2012, o Paraná ainda foi líder em exportações de frangos, com embarques de 1,12 milhões de toneladas, cerca de 30% do total de exportações nacionais. A indústria avícola perde apenas para a soja na exportação paranaense. Segundo dados da Sindiavipar, o setor emprega cerca de 660 mil pessoas, entre empregos diretos e indiretos, cerca de 7% da população do Paraná. São 43 agroindústrias atuando na atividade, entre abatedouros e incubatórios e mais de 18 mil avicultores integrados.

Fonte: Da redação

Categoria(s): . | Tag(s): , , , , , , , , , .


Notícias relacionadas