Coma Frango

Tudo sobre o mundo do frango.

É nutritivo

Saiba como o frango faz bem para a saúde

Congelar e descongelar carne de frango corretamente garante qualidade

Quanto menor for a temperatura, mais saborosa e macia permanece a carne

Congelar alimentos se tornou comum para quem mora sozinho ou não tem tempo para fazer compras sempre. No caso das carnes, é preciso seguir algumas regras para não haver perda de nutrientes e até mesmo tenha que se desfazer dela.

Confira as dicas da gerente de marketing da empresa de congelados Eismann, Carla Pereira, para garantir a maciez e qualidade nutricional da carne de frango congelada:

- Quanto menor a temperatura do congelamento, melhor será a retenção dos nutrientes. O congelamento a baixas temperaturas evita a formação de grandes cristais de gelo no interior das fibras do alimento, mantendo a integridade da carne.

- No congelador, a temperatura ideal para o congelamento é -10ºC, por até seis meses. Já no freezer é -12ºC, respeitando a data de validade da carne.

- O descongelamento deve ser gradativo, ou seja, deve ser feito o mais lentamente possível, de maneira natural e sempre no interior da geladeira, a uma temperatura entre 2°C e 10°C. A carne deve ser mantida na mesma embalagem em que foi congelada, tomando bastante cuidado com o líquido que escorre durante o descongelamento, pois pode contaminar os outros alimentos.

- Após o descongelamento, a carne deve, preferencialmente, ser preparada e consumida imediatamente, pois estará sujeita à deterioração. E nunca deve ser congelada novamente. A carne só poderá voltar ao freezer como prato pronto, nunca crua. O ideal é dividir em porções e descongelar somente o que for consumir ou utilizar para o preparo de algum prato ou receita.

E se for para escolher um frango congelado no mercado, a nutricionista Elisabeth Bianchi Wojslaw explica que, independentemente do corte, o consumidor deve dar preferência à carne dura e lisa.“A coloração deve ter aparência saudável e a cor da gordura também deve ser observada. Se ela estiver muito amarelada, é sinal que a carne já sofreu oxidação”, alerta. A especialista em nutrição funcional salienta ainda que se o frango estiver congelado, deve-se optar pela carne com menos cristais de gelo, pois esse sinal revela que a carne foi submetida a uma alta temperatura.

Fonte: Da redação

Categoria(s): , . | Tag(s): , , , .


Notícias relacionadas